Casa de Cultura e Cidadania realiza Campanha de doação de Imposto de Renda
11/04/2016 - 10h14 em Cidade

Frequentemente, nos deparamos com pessoas reclamando da destinação dos impostos pagos, por considerarem que eles não são revertidos para os reais interesses da população.

Desde 2012, o artigo 87 da Lei 12.594/2012 permite que pessoas físicas efetuem a doação de 3% do Imposto de Renda devido aos fundos da
criança e do adolescente no momento de sua declaração.

Ainda muitas pessoas não realizam esta doação por desconhecimento desta possibilidade, ou ainda, pelo desconhecimento do como fazê-la.  O Instituto Agires, gestor do Projeto Casa de Cultura e Cidadania com atuação em seis municípios do estado de São Paulo, incluindo a cidade de
Caconde, está realizando uma Campanha de Divulgação e Arrecadação de Verba para o desenvolvimento de suas atividades, por meio da doação de Imposto de Renda de Pessoas Físicas.

Para participar desta Campanha, a única exigência da Receita Federal é que seja realizada a Declaração de Imposto de Renda no modelo completo, ou seja, somente pessoas físicas que realizam Declaração modelo completo poderão fazer as doações.

O prazo para que sejam efetivadas é até 30 de abril, não se aplicando esse benefício fiscal ao contribuinte que utilizar o desconto simplificado ou entregar a declaração fora do prazo.

Você que conhece o projeto Casa de Cultura e Cidadania e deseja colaborar com a manutenção de suas atividades, participe desta Campanha doando 3% do valor do seu Imposto de Renda. Este é um valor já destinado, ou seja, não temos como deixar de pagar nossos impostos, porém 3% deste podemos escolher e optar por sua melhor destinação.

As pessoas que tem Imposto de Renda a restituir, também podem participar da Campanha, uma vez que o cálculo é realizado com base no valor do IR pago, ou seja, o que já foi retido em fonte. A sua participação é muito importante para o projeto e quanto mais pessoas conseguirmos envolver, mais recursos poderão ser viabilizados.

Como fazer sua doação:

Para que possamos colaborar com o projeto Casa de Cultura e Cidadania, ao optarmos pela doação via Imposto de Renda deveremos optar pela doação ao fundo municipal - Cidade de Caconde CNPJ: 19.464.481/0001-14.

 Veja como é simples:

Ao finalizar a declaração, na Guia “Resumo da Declaração”, deve-se clicar no link “Doações Diretamente na Declaração-ECA”. Nesse link, você irá optar pelo fundo Municipal – cidade de Caconde.

Na tela, o programa informará o limite máximo dedutível desta doação, que é de 3% do imposto devido, e você informará o valor que deseja doar.

Na guia “Imprimir”, deve-se clicar no link “Darf - Doações Diretamente na Declaração - ECA” para impressão do DARF com as informações da doação que deverá ser recolhido até 30/04/2015. O valor da dedução permitida será abatido do Imposto na própria Declaração.

No caso de imposto a pagar, você já teria que desembolsar esse valor, a única diferença é que, ao invés de pagar apenas um DARF, terá que efetuar o pagamento de dois DARF (um do imposto e outro da doação) e recolher até 30/04/2015.

Já no caso do imposto a restituir, à restituição será aumentado o valor da doação efetivada, que também será recebida com acréscimo de juros
SELIC a partir de maio de 2016, ou seja, você paga o DARF da doação e recebe o valor posteriormente na sua restituição.

Ao finalizar sua doação o Instituto Agires solicita que seja encaminhado uma cópia do DARF da doação pago ao e-mail: contato@agires.org.br.

Com este documento posteriormente será solicitado ao fundo da Criança e do Adolescente o montante da verba arrecadada para o projeto Casa de Cultura e Cidadania.

Não deixe de participar, é simples não envolve novos recursos e você garante que 3% do seu imposto colabore com o desenvolvimento do
Projeto Casa de Cultura e Cidadania.

Se você quer conhecer melhor os projetos e ações desenvolvidas consulte o site: www.casadeculturaecidadania.org.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!